quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os encantos

Em pouco tempo foram atendidos com a instalação de uma bica, com canalização vinda de Santa Cruz, na praça, hoje Washington Luiz. Neste mesmo local, no dia 15 de novembro de 1940, o Pres. Eurico Gaspar Dutra mandou construir um chafariz no lugar da bica.


• Depois foi construído o subposto de Sepetiba, objetivando facilitar as operações, com sede no local conhecido como Poço da Bomba, na Rua da Faxina, hoje Estrada de Sepetiba, em frente ao Morro de Sepetiba.
• Na Rua Dr. Ari Chagas há casas consideradas de alto nível, tendo como moradores, desembargadores, médicos, engenheiros, advogados e algumas outras famílias ilustres.
• Na década de 50 e 60 só tinha um telefone de manivela na Rua Pedro Leitão. Havia dois cinemas: Cine Sepetiba, na Rua Pedro leitão, onde hoje é a Igreja Universal e o outro, Cine Yara, na Rua da Praia (Praia de Sepetiba). Havia para a época grandes clubes, com grande procura, vindo sócios de vários locais, constituído de veranistas.
• Estando a 70 km do centro e da zona sul e sendo a única praia calma com acesso. Não havia acesso para a Costa Verde a não ser por trem. A Base Aérea e a Radiobrás trouxeram, recentemente, o asfalto a Sepetíba .
• Sepetiba é algo especial, entre um dos ecossistemas mais ricos do mundo (e mais maltratado também, como veremos mais adiante), um grande quintal que meus pés conhecem de cor e que possui incontáveis 'estórias, que vão desde 'histórias de fantasmas a campo de pouso de astronaves'. Bem, como sabemos, Sepetiba, a "casa ou lugar de sapé (do tupi-guarani, "sapê tiba"), é um dos locais mais antigos que encontramos em toda a Zona Oeste e certamente um dos mais belos e também desprezado.

1 comentários:

Unknown disse...

Conhecer os encantos de Sepetiba é encantador.
Abraços

Template by - Abdul Munir - 2008